Pesquisar

Esportes  »  Modalidades Esportivas  »  Natação

Natação

Natação
Natação

Aliados aos benefícios gerados para a saúde, o grupo de professores qualificado e a estrutura para a prática da natação no Clube são razões que fazem aumentar cada vez mais a adesão ao esporte.

A estrutura física é composta por quatro piscinas aquecidas, sendo duas semiolímpicas, uma externa e outra coberta, abertas durante todo o ano, e as piscinas de lazer e infantil, ativadas na temporada de verão.

 

Além de ótima opção de lazer e condicionamento para os associados, as piscinas semiolímpicas são utilizadas diariamente para treino dos atletas das equipes de competição federadas Mirim à Sênior e Máster do Clube, e para as aulas da Escola de Natação ALJ/MGB, que atende associados a partir dos 06 meses de idade, e utiliza a metodologia de ensino Gustavo Borges.

 

Confira alguns dos principais benefícios da natação:

- Aumento da capacidade respiratória e circulatória;

- Melhora da postura, alongamento e fortalecimento de toda a musculatura;

- Ativação do sistema neuromuscular;

- Aquisição e melhora da coordenação motora;

- Auxílio na prevenção e recuperação de algumas doenças, como hipertensão, asma, bronquite e problemas ortopédicos;

- Relaxamento e combate ao stress;

 

Para o ingresso na Escola de Natação ALJ é necessária uma avaliação de entrada para definição do nível pedagógico do aluno.

As aulas de bebês (níveis Bebê I e Bebê II) têm duração de 30 minutos e, as demais, 45 minutos.

Metodologia Gustavo Borges

A Metodologia Gustavo Borges compreende um estudo com as melhores práticas para ensinar e treinar a natação. Formatada pelo professor William Urizzi de Lima, ex-técnico da Seleção Brasileira, a Metodologia padroniza e sistematiza os processos do ensino do esporte, facilitando sua operacionalização.

O programa é resultado do conhecimento e experiência acumulados pelo campeão Gustavo Borges e por sua equipe, e possibilita que crianças já a partir dos seis meses de idade iniciem o aprendizado da natação.

 

O Diferencial
A Metodologia inclui material pedagógico e serviços associados, que possibilitam o controle de avaliação do ensino. É um diferencial, que estabelece avaliações sistemáticas, tanto dos alunos como dos professores, permitindo acompanhar de forma efetiva os progressos feitos na piscina.
 
Confira as práticas que integram a Metodologia:
- Capacitações para coordenadores e professores;

- Cursos de reciclagem e atualização para os professores;

- Atualização contínua do método;

- Professores e coordenadores têm assessoria constante;

- Material pedagógico;

- Divisão de níveis por habilidade aquática e faixa etária;

- Calendário com objetivos semanais de ensino;

- Avaliações periódicas dos alunos;

- Aulas demonstrativas para os pais;

- Certificado de passagem de nível.

 

Divisão dos níveis
A Metodologia propõe uma divisão dos alunos por idade e nível de aprendizagem, identificados por meio de toucas coloridas, cada cor correspondendo a um nível.

Para as crianças, os critérios consideram a idade maturacional e as habilidades aquáticas desenvolvidas (sobrevivência dentro da água, adaptação ao meio líquido entre outras).

Para os adultos, a divisão considera as habilidades aquáticas desenvolvidas e os objetivos pretendidos com a prática do esporte.

 


Níveis:

- Bebê 1 e 2 - Touca branca

- Bebê 3 - Touca amarela

- Adaptação - Touca laranja

- Iniciação - Touca vermelha

- Aperfeiçoamento 1 - Touca verde

- Aperfeiçoamento 2 - Touca azul claro

- Aperfeiçoamento 3 - Touca azul escuro

- Adulto - Adaptação, Iniciação, Condicionamento 1 e 2 - Touca preta

 


Ensino Planejado
Além da divisão por níveis, a Metodologia propõe um calendário com objetivos semanais, uma espécie de planejamento periódico, com os principais pontos a serem trabalhados durante as aulas.

O calendário serve de guia orientador para o professor, que elabora as aulas usando sua criatividade, mas sem perder o foco nos conteúdos fundamentais de cada nível.

 


As avaliações
A Metodologia prevê avaliações periódicas, feitas quatro vezes ao ano, nos meses de abril, junho, setembro e novembro, permitindo constatar a evolução do aluno e suas habilidades.

 
Ficha do Professor
As avaliações são feitas com base em uma ficha mantida pelo professor, contendo 10 itens, com todos os critérios que compõem o exame, sempre de acordo com cada nível. Cada item é pontuado separadamente, assim, o documento serve para acompanhar detalhadamente a evolução do aluno, alertando para pontos falhos, passíveis de maior atenção.

De posse desse conjunto de informações, em cada avaliação, o professor verifica se o aluno está apto a passar para o próximo nível. Para que isso ocorra, ele precisa ter atingido 75% da pontuação máxima prevista.

 
Ficha do Aluno
O aluno recebe uma ficha colorida preenchida por seu professor a cada semestre, mostrando sua evolução naquele período. Ela contém itens pontuados em seis conceitos: excelente (E), ótimo (O), muito bom (MB), bom (B), regular (R), não executa (N/E), e registrados com base na soma de pontos acumulados.

 
Aulas Demonstrativas
Para que os pais acompanhem a evolução de seus filhos na piscina, a Metodologia Gustavo Borges sugere que participem de aulas demonstrativas, ao final das quais alunos que atingiram 75% da pontuação recebem seus certificados, oficializando sua ida para o próximo nível.

Sobre a Equipe Mirim a Sênior de Natação

Criada em 2009, a Equipe de Natação compreende as categorias federadas de mirim a sênior, e dá sequência ao trabalho técnico iniciado na Escola de Natação ALJ/MGB. Alunos que atingem os objetivos técnicos dos níveis de Aperfeiçoamento da Escola, experimentaram e se identificaram com a rotina das competições, iniciam, na Equipe, treinamento visando ao alto rendimento esportivo.

 


Sobre a Equipe Máster de Natação

A Equipe Máster de Natação do Juvenil foi formada em 2004, com 20 nadadores. Hoje, soma mais de 60 componentes, com idades entre 20 a 80 anos.

Galeria Natação

Galeria Natação
Galeria Natação
Galeria Natação
Galeria Natação
Galeria Natação
Galeria Natação
Galeria Natação
Tags
Natação

3 comentários