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Notícias  »  Blogs  »  16/10/2018 às 08:49

Gelo ou Calor?

Gelo ou calor?
Gelo ou calor?

Gelo ou Calor?
A muito tempo se sabe da utilização de recursos térmicos para o alívio de dores e desconfortos ou mesmo após uma lesão. É comum escutarmos de amigos e pessoas próximas quando nos deparamos com uma dor que devemos colocar uma bolsa de calor que logo aliviará outros dizem para colocar gelo que passa.

 

Mas afinal devo utilizar Gelo ou Calor? A resposta é: DEPENDE!
Se for uma lesão que ocorreu na prática esportiva, se for uma batida e se estiver inchado o correto é utilizar o gelo nas primeiras 72h após o problema. Mesmo que você já tenha está dor (por mais de 72h) e ela reagudizar após a prática esportiva ainda deve se utilizar o gelo. Como por exemplo dores no
ombro, cotovelo, joelho e tornozelo.
Agora se você tem uma dor muscular devido a tensão e esta não ser devido a prática esportiva mas sim a dias mais estressantes, aí o uso do calor se justifica, não como uma medida curativa, mas como conforto. Mas cuidado: nas lesões musculares, comuns na práticas de esportes como tênis e corrida deve se manter o conceito do uso de gelo nas primeiras 72h. Lesões comuns de ocorrerem em regiões como panturrilha e posterior da coxa.


Maurício Meurer
Fisioterapeuta
Crefito 103.509F

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