Pesquisar

Esportes  »  Modalidades Esportivas  »  Bridge

Bridge

Um Jogo de Cartas que Desafia a Mente e Une Gerações

.
.

O Bridge, um jogo de cartas sem apostas em dinheiro, tem conquistado o coração de jogadores de todas as idades em todo o mundo. Essa modalidade, jogada por duplas ou equipes de quatro jogadores, é considerada um dos esportes da mente, sendo ensinada em escolas de diversos países como uma ferramenta para desenvolver habilidades lógicas e matemáticas. Além disso, o Bridge é reconhecido pela medicina como um meio de prevenir doenças do cérebro, tornando-se uma atividade tão desafiadora quanto benéfica.

 

Com sua complexidade, o esporte demanda pelo menos três meses de aprendizado para que seja possível entrar na categoria de iniciantes. A idade média dos jogadores de Bridge em todo o mundo é de 65 anos, sendo que aqueles com até 26 anos são considerados jogadores juvenis.

Uma Comunidade Global Unida pelo Bridge

O Bridge é organizado mundialmente pela WBF (World Bridge Federation) e conta com campeonatos mundiais realizados anualmente, com etapas classificatórias realizadas por zonas geográficas, abrangendo oito regiões. O Brasil está inserido na zona América do Sul, participando ativamente dessas competições globais. Além dos campeonatos, frequentemente ocorrem outros torneios em diversos lugares do mundo, proporcionando oportunidades emocionantes para os jogadores de Bridge.

 

A modalidade foi introduzida no Brasil em 1930 e, ao longo do século 20, o número de jogadores cresceu significativamente. No entanto, ao contrário de vários países, de 2001 a 2020, o Brasil testemunhou uma queda acentuada no número de jogadores de Bridge, que foi revertida após o período pandêmico, principalmente impulsionado pela possibilidade de jogar online.

 

No Brasil, o Bridge é regido pela Federação Brasileira de Bridge, e os maiores grupos de jogadores se encontram em São Paulo e Rio de Janeiro. Em seguida, com números menores, aparece o Rio Grande do Sul. O Bridge é tradicionalmente praticado em clubes sociais, com torneios semanais que reúnem jogadores de diferentes categorias, desde mestres até principiantes.

 

O Bridge na Associação Leopoldina Juvenil

Apoiando a Federação Gaúcha de Bridge e realizando torneios semanais, a ALJ estimula cursos para a formação de novos jogadores. Recentemente, as tardes de quarta-feira e sábado, além das noites de segunda-feira, foram reservadas para cursos avançados, treinamento e jogos sociais, sem a característica de torneio. Jogadores de Bridge mais experientes participam e orientam os iniciantes.

 

De março a setembro de 2023, já foram realizados 60 torneios, com a participação equilibrada de jogadores associados e não associados, tornando o Bridge uma atividade inclusiva e apaixonante para todos os amantes deste jogo de estratégia e raciocínio.

 

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Esportes via (51) 3323-4334 ou esportes@juvenil.com.br.

Nenhum comentário