Domingo Clássico - Edição de maio
07 de maio às 19:00
Local: Salão Leopoldina
PARTICIPE!

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO
Data: 07/05 (domingo)
Horário: 19h
Local: Salão Leopoldina, Sede Marquês do Herval
Entrada Franca
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis ou roupas em bom estado.
O espetáculo inicia com Suíte para Cordas, de Hofmann, pianista e compositor alemão, que veio para Porto Alegre em 1962. Atuou primeiro como pianista da OSPA, e a partir de 1968 tornou-se professor do IA-UFRGS. Seu estilo composicional tem uma base tonal tradicional com elementos das vanguardas européias do século XX e da música popular, como o jazz e o tango.
Em seguida, a Orquestra apresenta Pequena Suíte para cordas, composta quando Nielsen tinha 22 anos e era ainda estudante do Conservatório Real da Dinamarca. A obra teve grande sucesso em sua estreia. O compositor, que era violinista, participou tocando na orquestra. Em uma entrevista dada por Nielsen em 1918, ele disse que cada movimento tinha um subtítulo que faria referência a deuses da mitologia greco-romana: ‘As Danaides’, ‘Dança das Cárites’ e ‘A Procissão de Baco’.
Para encerrar o concerto, a Orquestra da Ulbra apresenta Suíte Espanhola, de Albeniz - grande representante do nacionalismo musical espanhol em fins do século XIX. Para essa obra, a Orquestra recebe Daniele Zill, que fará uma performance de dança flamenca, com castanholas, abanico, mantón e bata de cola.
Considerado um de seus melhores trabalhos, a Suíte Espanhola reflete o espírito da música hispânica tradicional. Ao se utilizar de ritmos, melodias e instrumentos típicos da Espanha, ajudou a definir uma sonoridade única e inconfundível.
PROGRAMA: SUÍTES
Hubertus Hofmann: Suíte para Cordas
Carl Nielsen: Pequena suíte para cordas
Isaac Albeniz: Suíte espanhola - Participação de Daniele Zill (castanholas)
REGÊNCIA: Tiago Flores
Este concerto foi viabilizado com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010.
Crédito: Dona Flor Comunicação (texto adaptado).