Metodologia Gustavo Borges
A Metodologia Gustavo Borges compreende um estudo com as melhores práticas para ensinar e treinar a natação. Formatada pelo professor William Urizzi de Lima, ex-técnico da Seleção Brasileira, a Metodologia padroniza e sistematiza os processos do ensino do esporte, facilitando sua operacionalização.
O programa é resultado do conhecimento e experiência acumulados pelo campeão Gustavo Borges e por sua equipe, e possibilita que crianças já a partir dos seis meses de idade iniciem o aprendizado da natação.
O Diferencial:
A Metodologia inclui material pedagógico e serviços associados, que possibilitam o controle de avaliação do ensino. É um diferencial, que estabelece avaliações sistemáticas, tanto dos alunos como dos professores, permitindo acompanhar de forma efetiva os progressos feitos na piscina.
Práticas que integram a Metodologia:
- Capacitações para coordenadores e professores;
- Cursos de reciclagem e atualização para os professores;
- Atualização contínua do método;
- Professores e coordenadores têm assessoria constante;
- Material pedagógico;
- Divisão de níveis por habilidade aquática e faixa etária;
- Calendário com objetivos semanais de ensino;
- Avaliações periódicas dos alunos;
- Aulas demonstrativas para os pais;
- Certificado de passagem de nível.
Divisão dos níveis:
A Metodologia propõe uma divisão dos alunos por idade e nível de aprendizagem, identificados por meio
de toucas coloridas, cada cor correspondendo a um nível.
Para as crianças, os critérios consideram a idade maturacional e as habilidades aquáticas desenvolvidas (sobrevivência dentro da água, adaptação ao meio líquido entre outras).
Para os adultos, a divisão considera as habilidades aquáticas desenvolvidas e os objetivos pretendidos com a prática do esporte.
Níveis:
- Bebê 1 e 2 - Touca branca
- Bebê 3 - Touca amarela
- Adaptação - Touca laranja
- Iniciação - Touca vermelha
- Aperfeiçoamento 1 - Touca verde
- Aperfeiçoamento 2 - Touca azul claro
- Aperfeiçoamento 3 - Touca azul escuro
- Adulto - Adaptação, Iniciação, Condicionamento 1 e 2 - Touca preta
Ensino Planejado
Além da divisão por níveis, a Metodologia propõe um calendário com objetivos semanais, uma espécie de planejamento periódico, com os principais pontos a serem trabalhados durante as aulas.
O calendário serve de guia orientador para o professor, que elabora as aulas usando sua criatividade, mas sem perder o foco nos conteúdos fundamentais de cada nível.
As avaliações
A Metodologia prevê avaliações periódicas, feitas quatro vezes ao ano, nos meses de abril, junho, setembro e novembro, permitindo constatar a evolução do aluno e suas habilidades.
Ficha do Professor
As avaliações são feitas com base em uma ficha mantida pelo professor, contendo 10 itens, com todos os critérios que compõem o exame, sempre de acordo com cada nível. Cada item é pontuado separadamente, assim, o documento serve para acompanhar detalhadamente a evolução do aluno, alertando para pontos falhos, passíveis de maior atenção.
De posse desse conjunto de informações, em cada avaliação, o professor verifica se o aluno está apto a passar para o próximo nível. Para que isso ocorra, ele precisa ter atingido 75% da pontuação máxima prevista.
Ficha do Aluno
O aluno recebe uma ficha colorida preenchida por seu professor a cada semestre, mostrando sua evolução naquele período. Ela contém itens pontuados em seis conceitos: excelente (E), ótimo (O), muito bom (MB), bom (B), regular (R), não executa (N/E), e registrados com base na soma de pontos acumulados.
Aulas Demonstrativas
Para que os pais acompanhem a evolução de seus filhos na piscina, a Metodologia Gustavo Borges sugere que participem de aulas demonstrativas, ao final das quais alunos que atingiram 75% da pontuação recebem seus certificados, oficializando sua ida para o próximo nível.