Pesquisar

Notícias  »  Social  »  26/08/2019 às 14:18

Domingo Clássico terá tango e músicas latino-americanas

A apresentação ocorre no domingo, 1º de setembro, e tem entrada franca

Créditos: Dona Flor Comunicação
Créditos: Dona Flor Comunicação

A próxima edição do Domingo Clássico Juvenil ocorrerá no dia 1º de setembro, com as obras de Astor Piazolla, C.P.E.Bach e W. A. Mozart. A regência é de Tiago Flores e haverá a participação de dois solistas: o gaúcho Thiago Colombo, ao violão; e o argentino Martín Sued, ao bandoneon.


A atração inicia às 19h, no Salão Leopoldina e tem entrada franca. O Clube convida o público para a doação de alimentos não perecíveis a serem distribuídos a entidades beneficentes atendidas pelo projeto Juvenil Solidário.

 

A primeira parte do programa é dedicada à música latino-americana. Inicia com Concerto para Bandoneon, violão e Orquestra de Cordas, de Piazzola. Considerado um dos músicos mais importantes do século XX, o compositor é responsável por uma renovação sem precedentes no gênero do tango.


Na sequência, a Orquestra contará com a participação dos solistas e compositores Martín Sued e Thiago Colombo, com as peças Candombe Surtado para violão e Orquestra de Cordas, de autoria de Colombo, e Lo que Helena soñó anoche para bandoneon, violão e orquestra de cordas, composição de Sued. Thiago Colombo é professor da Universidade Federal de Pelotas e autor de álbuns como “Reminiscencias” e “Sonata”, e vencedor de três Prêmios Açorianos de Música. Martín Sued, compositor e bandoneonista argentino, lidera o Tatadios Cuarteto desde 2007.


Após o intervalo, na segunda parte do programa, o repertório segue com a conhecida obra Eine Kleine Nachtmusik, composta por Mozart, em Viena, no ano de 1787. Não se sabe para quem ele escreveu a peça e nem se foi executada naquela época, mas sim que a esposa de Mozart a venderia mais tarde junto com outras, e um editor a publicaria em 1827. A obra será tocada na íntegra, com os quatro movimentos: Allegro, Romanze, Minueto e Rondo. “Normalmente as pessoas conhecem somente o primeiro movimento, mas a obra completa é belíssima”, comenta Tiago Flores.


O concerto apresenta ainda a Sinfonia nº 3 em Dó M, de C. P. E. Bach – segundo filho de J. S. Bach. O alemão teve muito prestígio enquanto viveu e era considerado um dos maiores virtuoses, compositor e professor de sua época. Esta sinfonia é um bom exemplo da transição entre período barroco e o clássico.

 

 

« Notícia anterior

Cézar Teixeira no Encontro Musical de agosto

Social  »  15/08/2019 às 11:21

Próxima notícia »

Cézar Teixeira no Encontro Musical de setembro

Social  »  16/09/2019 às 09:27

Nenhum comentário