Pesquisar

Notícias  »  Blogs  »  25/06/2020 às 10:32

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) - 2020

Dicas para deixar seu trabalho mais seguro

Prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho é o compromisso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Colaborador(a), você está acostumado a receber dicas importantes por e-mail ou em nosso murais, mas agora o DSS ganha um novo ambiente: o blog Sou+ALJ. Não perca aqui nossas dicas semanais para cuidar do corpo e da mente.

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: dezembro | Edição nº 3

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: dezembro | Edição nº 3
Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: dezembro | Edição nº 3

OS DESAFIOS DE 2020 E OS CUIDADOS PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

 

Fim de ano é época de celebrar o Natal e o Ano Novo junto com quem nos faz bem. Mas em 2020 o cuidado com a saúde ganha ainda mais importância com o combate à Covid-19. Pensando nisso, nosso Técnico de Segurança do Trabalho Edgar Silva dos Santos traz dicas importantes para você cuidar e você das pessoas próximas.

Confira as edições anteriores do DSS:

 

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: dezembro | Edição nº 2

IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO NOS DIAS QUENTES

 

Cuidar da saúde no verão envolve, principalmente, cuidar da hidratação. As altas temperaturas e o maior tempo de exposição ao sol contribuem para que o organismo perca ainda mais água ao tentar controlar a temperatura do corpo. Por isso, o consumo adequado de líquidos é fundamental para manter a saúde e o bem-estar.

 

Em geral, deve-se consumir cerca de dois litros de água diariamente. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Dermatologia e previne problemas como a desidratação. Além disso, a ingestão adequada de água melhora a circulação sanguínea, o funcionamento do intestino e evita problemas nos rins.

 

Água de coco, sucos naturais e chás gelados são opções saudáveis (que podem ser consumidas diariamente), além da água. Já as bebidas açucaradas e industrializadas, como refrigerante e suco artificial, devem ser evitadas, pois a quantidade de açúcar presente nestes produtos faz com que o organismo perca ainda mais líquido.

 

Dicas para manter a hidratação em dia

- Não espere sentir sede para tomar água, pois a sede já é o primeiro sinal de desidratação;

O ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto, na bolsa ou na mesa de trabalho, para consumir com frequência;

- Existem ainda alguns aplicativos para smartphone que funcionam como lembretes e podem ser configurados de acordo com os horários de cada um;

- Também vale programar o despertador do celular para lembrar-se de tomar água ao longo do dia;

- Se você não consegue tomar muita água, incremente-a com rodelas de limão, laranja e gengibre ou com folhas de hortelã para dar mais sabor;

- Escolha frutas ricas em água para a hora do lanche, como abacaxi, melancia, melão e laranja.

 

Fonte: Ministério da Saúde 

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: dezembro | Edição nº 1

ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE

 

O mosquito Aedes aegypti transmite Dengue, Chikungunya e Zika, doenças graves que podem até matar. Por isso, elimine os focos de água parada TODOS OS DIAS.

 

IDENTIFIQUE OS PERIGOS:

- Latas de lixo descobertas acumulam água e se transformam em uma ameaça para você e para a sua família;

- Um balde pode se tornar um criadouro do mosquito. Armazene os baldes em lugares protegidos e secos.

Tonéis descobertos podem se tornar um risco. Feche bem e confira todos os dias se não existem larvas do mosquito.

- Vire e guarde em locais secos suas garrafas sem uso. Elas podem ser focos do mosquito e de sofrimento para todos.

- Coloque areia nos vasos de plantas até cobrir todo pratinho, para evitar água acumulada.

- Pneus devem ser armazenados em locais secos e cobertos com lonas bem esticadas, que não fiquem amarrotadas no chão.

 

VOCÊ SABE IDENTIFICAR OS SINTOMAS DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA?

- Dor de Cabeça;
- Febre;
- Manchas vermelhas na pele;
- Coceira;
- Dores nas articulações;
- Vermelhidão nos olhos;
- Náuseas e vômitos.

 

Caso apresente os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Todos são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Ministério da Saúde (Clique aqui) 

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: novembro | Edição nº4

PROTETOR SOLAR

 

Sabemos que a luz do sol é importante para a nossa saúde, estando relacionada, por exemplo, com o aumento de vitamina D no organismo. Porém, os raios ultravioleta podem, dependendo da predisposição genética, do tempo e do horário da exposição, causar danos, como câncer de pele.

  

Os protetores solares surgiram inicialmente para proteger contra queimaduras de pele causadas pelo Sol. Entretanto, sua função vai além disso, estando relacionada com a proteção contra vários outros danos ao corpo. Podemos citar como principais funções atribuídas ao protetor solar:

- Evita queimaduras solares;

- Previne o fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele pela radiação ultravioleta);

- Protege contra alguns tipos de câncer de pele.

 

O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados e chuvosos. Deve ser passado em toda parte do corpo que será exposta ao sol, como rosto, braços e mãos.

 

A recomendação é usar, no mínimo, FPS 30, sendo preciso reaplicar o protetor ao longo do dia para que a eficácia não seja comprometida.

 

Fonte: https://www.preparaenem.com/biologia/importancia-uso-protetor-solar.htm

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: novembro | Edição nº3

CÂNCER DE PRÓSTATA

 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao proctologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Com o PSA, é possível dispensar o exame pela via retal?

Não. Com o toque, pequenos tumores podem ser percebidos e, muitas vezes, não são detectados pelos níveis do PSA. Com a realização de ambos, cerca de 90% dos casos de câncer são detectados. O PSA é um biomarcador imperfeito, pois a dosagem do PSA para todos não está isenta de acarretar falsos diagnósticos e excesso de tratamento cirúrgico.

A Sulmed oferece para os colaboradores que possuem o plano de saúde a especialidade de Proctologista. Se você está na faixa etária para realizar os exames, agende sua consulta e previna-se.

 

>> Fonte das informações: Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde (Clique aqui). << 

 

#NovembroAzul

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: novembro | Edição nº2

Tudo que você, colaborador(a) ALJ, precisa saber para deixar sua rotina de trabalho segura no combate à disseminação da Covid-19: esse é o foco desta edição do Diálogo Semanal de Segurança (DSS). Confira as dicas importantes que o nosso técnico de Segurança do Trabalho Edgar Silva dos Santos preparou sobre o tema:

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: novembro | Edição nº1

NOVEMBRO AZUL

 

O câncer de próstata tem sido o foco do Novembro Azul. De fato, é o tumor mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida. Desta forma, trouxemos informações importantes que podem te ajudar a evitar a doença:

 

Quem pode ter câncer de próstata?
A doença pode surgir em qualquer homem, mas existem alguns fatores de risco. Idade a partir dos 50 anos, ocorrência da doença em parentes de primeiro grau, má alimentação, tabagismo, obesidade e doenças sexualmente transmissíveis são fatores que podem influenciar o surgimento da doença.


Por que prevenir?
É o segundo tumor mais frequente entre a população masculina no mundo, mais de 15 mil mortes ocorrem anualmente no Brasil e 90% mais chance de cura com diagnóstico precoce.


Como se cuidar?
Realize consultas anuais com o urologista, tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios regularmente.

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: outubro | Edição nº4

PREVENÇÃO CONTRA OSTEOPOROSE

 

Informação é fundamental! Um bom ponto de partida para encontrar esse equilíbrio é entender melhor a parte óssea do nosso corpo. O osso, além de promover sustentação ao nosso organismo, é fonte de cálcio, necessária para a execução de funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura viva que está sendo sempre renovada. Essa remodelação acontece diariamente em todo o esqueleto durante a vida.

 

O processo de destruição e reconstrução acontece simultaneamente em diferentes partes do esqueleto. Se em um ponto o osso está sendo reabsorvido, em outro está sendo reconstruído. Por isso, o esqueleto está sempre mudando, sendo renovado e se fortalecendo no adulto jovem, mantendo a massa óssea estável.

 

A osteoporose é o desequilíbrio desse processo, onde a remodelação não consegue acompanhar a velocidade da absorção, deixando o osso frágil. A destruição supera a reconstrução. Se uma quantidade suficiente de cálcio for armazenada ao longo da vida, essa perda será superada. Trata-se de uma epidemia silenciosa, segundo a International Osteoporse Foundation, e que acomete principalmente os idosos, com o organismo passando a perder cálcio. Contudo, outros problemas - como uso de medicamentos ou problemas genéticos - também podem causar a doença.

 

Seguem algumas  dicas para prevenir a Osteoporose:

1. Alimente-se bem. Uma nutrição adequada é importante para a saúde como um todo, mas para se ter ossos fortes a dieta rica em cálcio é absolutamente necessária, mais na infância, mas também na vida adulta. O leite e seus derivados consistem na fonte mais importante de cálcio, mas podemos encontrar boas quantidades também em outros alimentos.

 

2. Expor-se ao sol permitirá que esse fortalecimento ósseo aconteça pela produção da vitamina D. A recomendação é para o sol da manhã, evitando assim outros inconvenientes da radiação. Alguns alimentos e suplementos podem ajudar, mas nada substitui a luz do sol.

 

3. Atividade física é outro dos pilares para a prevenção da osteoporose. Os ossos se fortalecerão se forem necessários para sustentar um corpo que se movimenta. Exercícios bem realizados também resultarão numa musculatura saudável, que servirá de proteção e complemento ao esqueleto. Caminhadas, natação, alongamentos, musculação, todas essas atividades, assim como a dança, além de lúdicas, também ajudam a melhorar o equilíbrio, outro cuidado importante para evitar quedas.

 

4. Evite o uso abusivo de café, bebidas alcoólicas e cuidado com alguns medicamentos. É importante conversar com seu médico se algum medicamento em uso pode causar osteoporose.

 

5. Não fume. O cigarro não causa somente problemas para os pulmões, circulação e câncer. Também está relacionado com o aparecimento e piora de doenças reumáticas. E na osteoporose ele é também muito prejudicial.

 

Sete alimentos que fazem bem para os ossos:

- Leite e derivados (queijo, coalhada e iogurte): contêm cálcio, fósforo e proteína;

- Peixes como sardinha, salmão: fornecem cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D e proteína;

- Fígado, óleo de fígado de bacalhau: fontes de vitamina D;

- Verduras de folhas verdes: brócolis, couve manteiga, repolho, mostarda, folha do nabo: ricas em cálcio e magnésio;

- Leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico): contêm proteína e magnésio;

- Cogumelos em geral (paris, shiitake, shimeji): fornecem Vitamina D;

- Gergelim: fonte de cálcio, magnésio e fósforo.

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: outubro | Edição nº 3

ELIMINANDO COMPORTAMENTOS INSEGUROS (ATOS INSEGUROS)

 

Os comportamentos de risco no trabalho podem estar associados à  falta de percepção do risco ou ainda ao fato de os colaboradores não terem se adaptado a situações de riscos mais comuns - além,  é claro, quando há ausência de medidas de controle eficientes para  proteção e prevenção de acidentes.

 

Comportamentos de risco mais comuns no trabalho

 
Em cada área de uma empresa existem comportamentos de risco que  são mais comuns do que em outras. Alguns podem ser até mais fáceis de  identificar, mas outros por vezes passam despercebidos aos  olhos dos responsáveis pela segurança e dos gestores. São eles:

- Fazer o trabalho com falta de atenção;

- Não utilizar os EPI’s obrigatórios;

- Improvisar ferramentas de trabalho ou outros equipamentos (exemplos: andaimes de madeira e pranchas); 

- Operar máquinas ou ferramentas sem estar autorizado e capacitado  (exemplo: empilhadeiras e manutenções elétricas); 

- Transportar peso acima de sua capacidade;

- Levantar peso de forma errada;

 

Esses comportamentos podem levar a um acidente de trabalho. Caso você tenha alguma dúvida na hora de realizar uma atividade, procure seu coordenador ou o técnico de segurança, se for o caso. 

 
Quando você perceber um colega de trabalho  realizando a atividade dentro do padrão e obedecendo as normas de segurança, procure  aprender com ele, para que você também possa trabalhar de forma mais segura.

Assista o vídeo para reflexão. Crédito: MF CONSULTORIA-Magda Felix

DSS | Edição: 21 | Mês: outubro | Data: 16/10/2020

 

OUTUBRO ROSA


A  disseminação do novo coronavírus no Brasil fez com que 62%  dasmulheres parassem de ir ao ginecologista ou ao mastologista. Essa  porcentagem sobe para 73% entre as que têm 60 anos ou mais e,  portanto,  fazem parte do grupo de risco para desenvolver a doença. Elas afirmam que estão esperando o fim da pandemia para retomar as  consultas médicas e fazer exames como a mamografia, que permite  detectar precocemente o câncer de mama.

 
Luciana  Holtz, presidente do Instituto  Oncoguia. destaca que as mulheres devem aproveitar o Outubro Rosa,  mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do  diagnóstico precoce do câncer de mama, para colocar o exame demamografia em dia.

  

De  acordo com ela, quando o tumor é detectado precocemente, a chance decura é de 95%. "A mamografia consegue detectar coisas muitopequenas, que não dá para sentir na apalpação [da mama]", afirma. Segundo  o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil terá 66 mil novos  casos de câncer de mama a cada ano entre 2020 e 2022.

  

ASBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) recomenda que a mamografia  de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas  suspeitos) seja feita anualmente para as mulheres a partir dos 40 anos. Já o Ministério da Saúde orienta que o exame seja ofertado para aquelas que têm 50 e 69 anos, a cada dois anos.

  

Os  homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenasàs mulheres. Os possíveis sinais de câncer de mama em homens  incluem:

- Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.

- Pele ondulada ou enrugada.

- Retração do mamilo.

- Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.

- Inchaçonos linfonodos axilares.

- Estas alterações não são sempre causadas pelo câncer, mas se você  notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico  para poder realizar o diagnóstico.

 
Tratamento

  

Como  a mama masculina é pequena e os nódulos são atrás do mamilo,  geralmente não temos como fazer cirurgias conservadoras (que retiramapenas  parte da mama). A cirurgia costuma ser a retirada de toda amama com a aréola e o mamilo tendo de sair como margem de segurança  (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio - linfonodo sentinela - ou de vários gânglios da axila) no mesmotempo cirúrgico.

  

Outros  tratamentos podem ser necessários, como nas mulheres: quimioterapia,  radioterapia, bloqueio dos hormônios. Tudo vai depender do  tamanhodo tumor e de suas características biológicas.

 
Fontes: "A.C. Camargo Câncer Center" e "Câncer de Mama Brasil".

DSS | Edição: 1 | Mês: outubro | Data: 09/10/2020

PREVINA-SE: 

 

Movimento  mundial de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa  é fundamental para informar as mulheres sobre a saúde  feminina e sobre a importância do autocuidado e da prevenção.

 
Pensando  nisso, indicamos esse vídeo com informações  importantes sobre o tema. Quer saber mais? Clique AQUI, acesse o site do Imama RS e apoie também essa causa. 

Clique na imagem para abrir o vídeo. Crédito: "Quebrando o Tabu" .

DSS | Edição: 4 | Mês: setembro | Data: 25/09/2020

HIGIENIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS EPI’S

 

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos que servem para garantir e preservar a segurança do trabalhador em caso de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

 

O conceito é definido pela Norma Regulamentadora 6 (NR 6) do Ministério do Trabalho e Emprego, que também define como obrigatório que o empregador disponibilize os EPIs adequados para cada função, sempre de forma gratuita e em boas condições de uso.

 

Também é imprescindível que o trabalhador entenda a importância de cada equipamento e se preocupe em mantê-lo conservado e higienizado:

- Caso o EPI seja lavável, prefira sempre realizar a lavagem com sabão neutro;
- Seque os EPIs na sombra, pois eles podem ser danificados quando expostos ao sol;
- Tome cuidado para não derrubar o EPI durante a higienização, pois isso pode comprometer sua integridade;
- Assim que utilizar o EPI, guarde-o corretamente em local seguro e livre de fatores potencialmente prejudiciais ao material do equipamento, como calor ou umidade;
- Nunca guarde o EPI molhado ou úmido, pois pode ocasionar a formação de mofo ou outras bactérias;
- Nunca misture os EPIs com o seu vestuário;
- Jamais utilize os calçados de segurança sem meias.

 

Dica importante:

A higienização e a conservação dos EPIs são ações que devem ser realizadas regularmente e fazem parte da segurança do trabalho. Isso significa ser necessário que essas dicas sejam cumpridas adequadamente para garantir a eficiência dos equipamentos, além de promover a qualidade de vida do trabalhador.

DSS | Edição: 3 | Mês: setembro | Data: 18/09/2020

SEGURANÇA NO HOME OFFICE 

 

Muitos profissionais brasileiros estão trabalhando no modelo home office, em função da pandemia do novo coronavírus. Mas talvez nem todos estão se preocupando com algo que pode ocorrer estando em casa: os acidentes de trabalho.

 

Confira medidas que você pode adotar para evitar possíveis acidentes:

 

- Combine com os outros moradores (como os filhos), os espaços de trabalho. Brinquedos no chão podem provocar quedas e as crianças podem acessar indevidamente suas ferramentas de trabalho.

- Planeje os horários e alimente-se no local certo. Alimentos e bebidas na estação de trabalho podem provocar acidentes, queimaduras e, até, prejudicar o trabalho.

- Evite improvisar locais de trabalho, como o sofá. Cabos de energia do notebook posicionados até a tomada podem fazer alguém tropeçar.

- Evite utilizar o telefone enquanto caminha pela casa e entra nos ambientes. A distração com o aparelho pode fazer você esbarrar em alguma panela ou objeto no caminho, por exemplo.

- Tenha iluminação suficiente. Evite trabalhar no escuro. Assim, você não força a visão e consegue perceber os objetos ao redor.

- Organize o espaço de trabalho para evitar cabos pendurados, queda de objetos e lesões por movimentos inadequados.

DSS | Edição: 21 | Mês: outubro | Data: 16/10/2020

 

DSS | Edição: 2 | Mês: setembro | Data: 11/09/2020

Preservar o meio ambiente é mais simples do que parece! Basta ter disposição para a mudança:

 

Recicle: além de reduzir a quantidade de rejeitos, diminui a procura por novas matérias-primas, ajudando na preservação do meio ambiente.

 

Use menos papel: imprima somente quando for necessário, utilize os dois lados da folha e faça bloco de notas com papéis usados.

 

Troque as lâmpadas: o ideal é substituir as do tipo comum pelas de led, pois esta é 80% mais econômica que a incandescente e 30% mais econômica que a fluorescente.

 

>>> Doze fatos que você precisa saber sobre separação do lixo <<<

 

1. A caixa de pizza deve ser dividida. A parte sem gordura deve ser colocada no lixo seco; a engordurada, no orgânico.

2. Nem tudo que é seco e limpo deve ir para o lixo reciclável. Roupas sem condições de serem doadas devem ir para o lixo de rejeitos/orgânico, assim como panos de limpeza, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, esponja e lã de aço.

3. Lâmpadas fluorescentes queimadas devem ser levadas para o local de compra. É um produto considerado perigoso, pois contém mercúrio em sua composição.

4. Pratos de comidas congeladas devem ir para o lixo reciclável, retirando antes os restos de alimentos. Já as bandejas de isopor lisas e sem resíduos são recicláveis, enquanto as de isopor poroso podem ir para o lixo orgânico.

5. Embalagens de medicamentos e seringas exigem atenção. A caixinha e a bula podem ser depositadas no lixo seco, mas a cartela e os vidros devem ser devolvidos nas farmácias. Já as seringas devem ser levadas a um posto de saúde ou a um hospital para o correto descarte.

6. O papel celofane (plastificado ou de carbono) deve ser colocado no lixo orgânico, assim como o papel toalha; guardanapo sujo; palitos de fósforo, de dente e de picolé; fita crepe e isolante.

7. Aparelhos eletrônicos antigos devem ser descartados apenas em locais autorizados a fazer o descarte.

8. Cartuchos e toners são considerados resíduos perigosos pela sua composição e não podem ser encaminhados para a coleta do DMLU. A devolução deve ser feita nas lojas onde foram adquiridos.

9. Pilhas e baterias voltam para as lojas onde foram compradas, pois tem em sua composição substância poluente. Devolva o produto usado no local onde você comprou.

10. Maquiagem, esmaltes e produtos de limpeza devem ser descartados sem a embalagem.
Quando for preciso jogar fora um item que ainda tem resíduo, despeje o produto no lixo orgânico e as embalagens no reciclável; se o produto for líquido, despeje no ralo.

11. Óleo de cozinha é altamente poluente. Jamais coloque na pia ou no vaso sanitário, pois danifica a instalação hidráulica, polui a água e desequilibra o ecossistema. Coloque o óleo em uma garrafa pet e entregue em um pontos de reciclagem. Se não for possível, deixe a garrafa com óleo ao lado do lixo ou entregue para a pessoa que faz a coleta.

12. Para o processo de reciclagem acontecer, não é necessário lavar o objeto antes do descarte. No entanto, é higiênico retirar o excesso de resíduos do recipiente. Não esqueça que os vidros devem ser enrolados em jornal ou papelão para evitar acidentes.

 

Siga as dicas e ajude a preservar o meio ambiente.

DSS | Edição: 1 | Mês: setembro | Data: 04/09/2020

 Medidas de segurança para evitar a contaminação do novo coronavírus (COVID-19):

 

Máscara:
- Recomenda-se a troca da máscara de tecido a cada três horas ou quando ela estiver úmida;
- Evite tocar no centro da máscara. Quando for retirá-la do rosto, segure pelas beiradas.
- Leve um saquinho para guardar a máscara suja. Ao chegar em casa, tire e coloque de molho com um pouco de água sanitária e sabão. Deixe de molho por 20 a 30 minutos. Depois, esfregue, enxágue e coloque-a para secar.

 

Roupa/Uniforme:
- Evite ir uniformizado para casa. Sempre que for necessário levar o uniforme para lavar, coloque-o dentro de um saco plástico.
- Ao chegar em casa, coloque sua roupa direto na máquina de lavar. Se possível, deixe o sapato no lado de fora da casa. Tenha contato com outras pessoas somente após toda sua higienização.

 

Objetos pessoais:
- Não é permitido o compartilhamento de qualquer objeto pessoal (ex: copos, talheres e toalha). 

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: outubro | Edição nº4

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: outubro | Edição nº4
Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: outubro | Edição nº4

PREVENÇÃO CONTRA OSTEOPOROSE

 

Informação é fundamental! Um bom ponto de partida para encontrar esse equilíbrio é entender melhor a parte óssea do nosso corpo. O osso, além de promover sustentação ao nosso organismo, é fonte de cálcio, necessária para a execução de funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura viva que está sendo sempre renovada. Essa remodelação acontece diariamente em todo o esqueleto durante a vida.

 

O processo de destruição e reconstrução acontece simultaneamente em diferentes partes do esqueleto. Se em um ponto o osso está sendo reabsorvido, em outro está sendo reconstruído. Por isso, o esqueleto está sempre mudando, sendo renovado e se fortalecendo no adulto jovem, mantendo a massa óssea estável.

 

A osteoporose é o desequilíbrio desse processo, onde a remodelação não consegue acompanhar a velocidade da absorção, deixando o osso frágil. A destruição supera a reconstrução. Se uma quantidade suficiente de cálcio for armazenada ao longo da vida, essa perda será superada. Trata-se de uma epidemia silenciosa, segundo a International Osteoporse Foundation, e que acomete principalmente os idosos, com o organismo passando a perder cálcio. Contudo, outros problemas - como uso de medicamentos ou problemas genéticos - também podem causar a doença.

 

Seguem algumas  dicas para prevenir a Osteoporose:

1. Alimente-se bem. Uma nutrição adequada é importante para a saúde como um todo, mas para se ter ossos fortes a dieta rica em cálcio é absolutamente necessária, mais na infância, mas também na vida adulta. O leite e seus derivados consistem na fonte mais importante de cálcio, mas podemos encontrar boas quantidades também em outros alimentos.

 

2. Expor-se ao sol permitirá que esse fortalecimento ósseo aconteça pela produção da vitamina D. A recomendação é para o sol da manhã, evitando assim outros inconvenientes da radiação. Alguns alimentos e suplementos podem ajudar, mas nada substitui a luz do sol.

 

3. Atividade física é outro dos pilares para a prevenção da osteoporose. Os ossos se fortalecerão se forem necessários para sustentar um corpo que se movimenta. Exercícios bem realizados também resultarão numa musculatura saudável, que servirá de proteção e complemento ao esqueleto. Caminhadas, natação, alongamentos, musculação, todas essas atividades, assim como a dança, além de lúdicas, também ajudam a melhorar o equilíbrio, outro cuidado importante para evitar quedas.

 

4. Evite o uso abusivo de café, bebidas alcoólicas e cuidado com alguns medicamentos. É importante conversar com seu médico se algum medicamento em uso pode causar osteoporose.

 

5. Não fume. O cigarro não causa somente problemas para os pulmões, circulação e câncer. Também está relacionado com o aparecimento e piora de doenças reumáticas. E na osteoporose ele é também muito prejudicial.

 

Sete alimentos que fazem bem para os ossos:

- Leite e derivados (queijo, coalhada e iogurte): contêm cálcio, fósforo e proteína;

- Peixes como sardinha, salmão: fornecem cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D e proteína;

- Fígado, óleo de fígado de bacalhau: fontes de vitamina D;

- Verduras de folhas verdes: brócolis, couve manteiga, repolho, mostarda, folha do nabo: ricas em cálcio e magnésio;

- Leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico): contêm proteína e magnésio;

- Cogumelos em geral (paris, shiitake, shimeji): fornecem Vitamina D;

- Gergelim: fonte de cálcio, magnésio e fósforo.

Assista o vídeo para reflexão. Crédito: MF CONSULTORIA-Magda Felix

Confira as versões anteriores:

1 comentário