Pesquisar

Notícias  »  Institucional  »  26/08/2020 às 17:00

Futsal ALJ: Um time que marcou as páginas da história

Ter o nome eternizado nas páginas da história pode ser o desejo de muitas pessoas. Mas só para algumas é reservado esse espaço, para aquelas que ajudaram a construir obras, ideias e projetos que marcaram uma época ou perduram além do tempo. Esse é o caso de Luiz Fernando Buchmann, associado jubilado da Associação Leopoldina Juvenil, que junto a nove amigos, deu início à prática de futsal no clube.

 

Os jovens, que acompanhavam a média de idade de Buchmann, 21 anos, queriam praticar um esporte, mas não tinham interesse no tênis - modalidade tradicional da ALJ, então se uniram para fazer história. No ano de 1957, fundaram os primeiros times e deram a largada para os jogos. "Quando começamos, a cancha era na esquina da Marquês do Herval com a Timóteo, de areão. Era uma luta para jogar futebol", lembra o associado.

 

Porém, logo após as primeiras partidas, se multiplicaram times e jogadores. "Começaram a fazer campeonato interno e, logo, somamos mais de dez equipes", aponta o ex-jogador. Com tanto interesse expresso pelos associados, o clube também dedicou maior atenção ao esporte e, logo após, inaugurou a quadra coberta, para garantir uma melhor estrutura aos associados.

 

Talvez esse marco tenha atraído ainda mais jogadores, o que causava até um "congestionamento" nos times como conta Buchmann: "Nos sábados, o jogo começava às 13h e era uma correria para ver quem chegava primeiro, porque os dez primeiros jogavam, os outros tinham de esperar". O jubilado se diverte ao lembrar que, mesmo morando em frente ao clube, também tinha de sair bem mais cedo de casa para garantir o seu lugar.

 

Além de um dos fundadores do Futsal, Buchmann foi por diversos anos também diretor da equipe de Futsal da ALJ e acompanhou várias viagens e competições. Ele recorda com mais facilidade das que lhe renderam troféus para exibir em casa. "Fomos vitoriosos em Caxias, Bento Gonçalves e Cachoeira do Sul. Nós fomos de ônibus, era uma correria. Éramos todos jovens, nos divertimos muito", conta. Mas não só nas viagens a turma se divertia: "Nós fazíamos muita festa aqui também... Fazíamos muita churrasqueada", completa.

 

Hoje, aos 85 anos, o associado comemora o resultado do que ajudou a construir no clube do seu coração e também os laços feitos no futsal, que perduram até os dias atuais: "Ali nós criamos um círculo de amigos. Nos reunimos até hoje, uma vez por mês, no clubinho para jantar". Além de os amigos marcarem a história, também deixaram um legado, que é seguido com muito carinho pelas novas gerações. "O presidente atual, o Marcelo, deu continuidade ao Futsal", observa o jubilado com alegria.

Confira foto do time completo

Luiz Fernando Buchmann, Elson Ritzel, Clovis Francisconi, Jorge Francisconi, João Fernando Koeln, Ernani Damiani, Ari Lund, Luiz Carlos Lund, Alberto

Confira foto do time completo

« Notícia anterior

UÉ SOPA e a solidariedade delivery em 2020

Institucional  »  25/08/2020 às 15:39

Próxima notícia »

Esportes que consolidam amizades

Institucional  »  27/08/2020 às 12:22

Nenhum comentário