Pesquisar

Notícias  »  Blogs  »  07/10/2020 às 14:48

Chipanza: ídolo do tênis apaixonado pelo que faz

Ex-tenista estreou a série de lives que trará a paixão pelo esporte e o Clube

Público interagiu durante a transmissão
Público interagiu durante a transmissão

Ele considera o Juvenil como extensão do seu lar. Literalmente. Afinal, o cenário da janela de sua casa é a Sede Marquês do Herval. A proximidade simboliza como a vida de Eleutério Martins (o ‘Chipanza’) está ligada com a ALJ. E as lembranças foram divididas ontem (06/10) na estreia da série de lives Open ALJ de Tênis, transmitida no Instagram @LeopoldinaJuvenil com o comando de Luiz Augusto Portal, vice-presidente de Esportes do Juvenil.

Referência entre muitas gerações, Chipanza alcançou feitos importantes em sua trajetória, como o posto de número 171 no Ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Conhecido por sua garra em quadra, ainda na infância começou a dedicar-se ao tênis, despertando logo cedo seu senso de responsabilidade para conciliar a disputa de campeonatos com os compromissos na escola. ‘Quem começa a jogar tênis não consegue fazer outra coisa. E o grande tenista precisa dedicar muito seu tempo para a prática’, disse.

 
A paixão pelo esporte teve sequência na adolescência, quando o bom desempenho em um campeonato mudou sua vida: observado por um olheiro da Universidade do Mississipi, recebeu convite para uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

 
No exterior, conciliou a prática do tênis com o estudo universitário. ‘Foi uma experiência de vida’, recorda, lembrando disputas em campeonatos mundialmente conhecidos, como o Orange Bowl International Tennis Championship.

 
Chipanza reforçou a importância das novas gerações de tenistas aproveitarem a experiência de unir estudo com a prática do esporte fora do Brasil, reconhecendo que, no Juvenil, os professores ‘fomentam a importância das crianças irem para os Estados Unidos’.

 
Hoje fora das quadras, Chipanza divide seus ensinamentos com os novos talentos do esporte, como o momento em que a criança demostra estar apta para ter os primeiros contatos com a modalidade. ‘Quando a criança começa a dominar o celular, está na hora de colocar no tênis, pois já dá sinais de habilidade motora’, relatou.

A entrada no Clube com a família ainda na infância, o contato com ídolos do tênis Thomaz Koch e Edison Mandarino, as disputas de campeonatos e a homenagem ao irmão José Cláudio Martins (que dá nome à Quadra 01 da Sede MH) reforçam o reconhecimento de Chipanza à tradição do tênis na ALJ. ‘Vejo o orgulho das pessoas jogando no Leopoldina. A quadra é um templo sagrado’, disse.

 


Devido a problemas técnicos, não será possível disponibilizar o vídeo da live, mas fique ligado(a): em breve será divulgado o nome do próximo convidado da série.

Nenhum comentário