Pesquisar

Notícias  »  Blogs  »  01/01/2021 às 08:33

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) - Janeiro 2021

Prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho é o compromisso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

 

Aqui no blog Sou+ALJ você confere nossas dicas semanais para cuidar do corpo e da mente, tornando sua rotina ainda mais segura. 

Confira os conteúdos
Confira os conteúdos

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: Janeiro 2021 | Edição nº 2

Segurança nunca é demais! Veja dicas de segurança para proteger as crianças em piscinas e praias

 

Use uma pulseira de identificação
Como as crianças correm o risco de se perderem na praia ou em um clube, usar uma pulseira de identificação é uma das formas mais práticas de facilitar o contato com os pais. Lembre-se de utilizar um material impermeável e colocar, com uma caneta permanente, o nome da criança, o número de contato e se possível, o endereço para onde o pequeno deve ser levado.


Use protetor solar
Use e abuse do protetor solar. Lembre-se de reaplicá-lo sempre que for mergulhar Crianças possuem a pele mais sensível e são mais suscetíveis à queimaduras Por isso, todo cuidado é pouco. Ensine os pequenos a respeitar o mar. O mar é algo incrível, mas pode ser traiçoeiro em algumas situações e por isso, exige respeito. Por mais que seus filhos amem a água salgada, ensine-os a respeitar o mar e reconhecer quando ele não está receptivo (ondas, ressacas etc). Também nem pense em mergulhar na praia em dias de chuva! Além do risco de afogamento ser maior, o mar pode ser perigoso se em contato com raios.


Utilize boias
Se seu filho não sabe nadar ou ainda não se sente completamente seguro para se aventurar na água, não tenha vergonha de lançar mão das boias, que podem ser de braço ou de cintura, dependendo da criança. Brinquedos infláveis, como colchões, coletes e bichinhos também podem ser muito úteis para evitar que os pequenos se afoguem. 

 

Evite aglomerações
Não só pela epidemia do coronavírus, como também pela facilidade de ficar de olho nos pequenos, é essencial frequentar locais mais vazios e sem aglomerações de pessoas e tumulto.


Sem adultos, sem piscina!
Mesmo que seu filho saiba nadar, nunca o deixe sozinho. Ele pode ter cãibras, se machucar, se assustar com a profundidade da piscina, etc. Atenção redobrada é fundamental, sobretudo, com crianças pequenas. 

 

Cubra a piscina e reforce a segurança
As boas coberturas e capas de piscina são projetadas para suportar o peso de crianças e adultos. Se bem presas, oferecem segurança. Se for utilizar piscinas de plástico, o recomendado é montá-la sob piso antiderrapante, pois muitos acidentes ocorrem no momento de saída da piscina.


Recomendações no combate à COVID-19
Se perceber que não é possível manter o distanciamento em razão da grande concentração de pessoas, adie para outro dia sua ida à praia ou piscina. Leve sua máscara. Ela deve ser utilizada sempre que você for se deslocar nos espaços públicos, pois pode haver a presença de outras pessoas e não ser possível manter o distanciamento seguro. Ao entrar e sair dos locais e tocar em superfícies, lembre-se de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Leve sempre toalhinhas descartáveis para higienizar cadeiras e mesas que forem de uso público antes de utilizar. O mesmo se aplica
caso for utilizar equipamentos do espaço, como pranchas de surf. Não utilize máscara quando estiver na água, pois ficará molhada e dificultará sua respiração.

 

Fontes: 

>> Nautilus: clique aqui.
>> Portal Gaz: clique aqui.

Diálogo Semanal de Segurança (DSS) | Mês: Janeiro 2021 | Edição nº 1

No primeiro Diálogo Semanal de Segurança (DSS) de 2021, vamos retomar orientações importantes para você colocar em prática e tornar sua rotina de trabalho ainda mais segura. No vídeo a seguir, nosso técnico de Segurança do Trabalho Edgar Silva dos Santos traz os pontos de atenção no Clube, como entrada e saída, além da rampa de acesso ao refeitório.

Quer conferir as edições anteriores? Clique aqui e confira

Nenhum comentário