Pesquisar

Notícias  »  Social  »  27/07/2022 às 15:28

Orquestra da Ulbra e Trio In Uno no Domingo Clássico

Concerto celebra o aniversário de 50 anos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Domingo Clássico
Domingo Clássico

A Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta mais um concerto da série Domingo Clássico no dia 7 de agosto, às 19h, no Salão Leopoldina da Sede Marquês do Herval, com entrada franca. O espetáculo terá a participação do Trio in Uno - formado pelos brasileiros José Ferreira (violão de 7 cordas) e Pablo Schinke (violoncelo), e pela italiana Giulia Tamanini (saxofone soprano). Com um repertório de música instrumental de virtuosismo e originalidade, o grupo cria uma sonoridade única no cenário da música instrumental brasileira, marcada pela excelência nas execuções, criando uma textura sonora singular e refinada. Aclamado pela crítica e pelo público, eles se apresentam com frequência na Europa e no Brasil.


Sob regência de Tiago Flores, o espetáculo será dividido em dois momentos. No primeiro, serão apresentadas duas importantes obras do repertório orquestral do século 19: Crisantemi, de Giacomo Puccini; e Suíte Holberg, de Edvard Grieg.


Crisantemi foi escrita quando Puccini tinha 32 anos (1890), pouco antes das óperas que o tornaram famoso. Em um só andamento, é um trecho que exala um perfume art nouveau no título floral e nas harmonias, cujas ideias Puccini reutilizaria na ópera Manon Lescaut. A Suíte Holberg, de Edvard Grieg - o mais forte expoente da cultura musical escandinava - foi escrita em 1884, para homenagear o escritor e filósofo Ludvig Holberg, cujo bicentenário era comemorado naquele ano.


Na segunda parte, o Trio in Uno sobe ao palco para  interpretar músicas de grandes compositores brasileiros, como Sergio Assad, Marco Pereira, Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, com arranjos assinados pelo trio e participação de Jorge Matte, na percussão. 


O concerto integra as comemorações dos 50 anos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A entrada é franca, porém sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado para a campanha Juvenil Solidário, que apoia instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

DOMINGO CLÁSSICO 

Concerto Comemorativo aos 50 anos da ULBRA

 

Data: Domingo (7/8) 

Horário: 19h

Local: Salão Leopoldina, na Sede Marquês do Herval 

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado.


PROGRAMA: 

GIACOMO PUCCINI:  Crisantemi 

EDVARD GRIEG: Suite Holberg

Sergio Assad: Menino

Marco Pereira: Círculo dos Amantes

Heitor Villa-Lobos: O Trenzinho do Caipira

Hermeto Pascoal: Suite Norte, Sul, Leste e Oeste

Marco Pereira: Seu Tonico na Ladeira

Egberto Gismonti: 7 Anéis


Solistas: Trio in Uno (Pablo Schinke - cello / Giulia Tamanini - sax soprano / José Ferreira - violão de 7 cordas)

Participação: Jorge Matte (percussão)

Regência: Tiago Flores

 


TRIO IN UNO

Fruto da amizade entre os brasileiros Pablo Schinke (violoncelo) e José Ferreira (violão de 7 cordas) e a italiana Giulia Tamanini (saxofone), o Trio in Uno se forma em Paris em 2014. Juntos os três músicos criam um sólido som de grupo onde o violoncelo, o violão de sete cordas e o saxofone se fundem num corpo único, vigoroso e refinado, cristalizando o Trio In Uno.


Descrito pelo violinista e compositor Marco Pereira como um grupo de ‘virtuosismo impactante, execuções primorosas e de um grau de excelência e perfeição surpreendentes’, o trio arranja e interpreta a música de grandes compositores brasileiros como Egberto Gismonti, Sérgio Assad, Hermeto Pascoal, Marco Pereira e Radamés Gnattali, Guinga e Villa-Lobos, combinando o sabor e a espontaneidade da música popular com a expressividade da música erudita.


Seu primeiro disco "Lilas" (2015) foi aclamado com entusiasmo pela crítica na Europa (Trad Magazine, Guitar Classique, Paris Guitar Foundation). Em maio de 2019 eles lançam seu mais novo álbum ’Ipê’ homenageando a música brasileira contemporânea. Descrito como ‘um álbum repleto de talento e criatividade’ (revista Guitare Classique) e de ‘excelência musical ao mais alto nível’ (revista Batteur), ‘Ipê’ aparece na programação de diversas rádios na França como France Musique, Radio Monte Carlo, France Bleu e FIP. No Brasil, o trio é convidado a vários programas de rádio e televisão como FM Cultura, TV Globo, Tv Cultura e Super Radio Brasília.


Em 2017, o Trio in Uno inaugura o projeto: "Trio in Uno e Orquestra". Executando obras como solistas e com seus próprios arranjos, o trio foi convidado a tocar com a Orquestra de Câmara Ulbra, Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Durante sua trajetória o trio se apresentou e colaborou com artistas de renome como Yamandu Costa, Vincent Segal, Nicolas Krassik, Marcos Sacramento, Zé Luis Nascimento, Sérgio Assad, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Cristina Azuma, Daniel Murray, entre outros.


Além dos concertos, o Trio in Uno realiza workshops em escolas de música compartilhando sua experiência, pedagogia e expressão musical, abordando temas como: música brasileira, técnica instrumental e música de câmara. Desde 2015, o trio se apresenta regularmente no Brasil e em prestigiosas salas de concerto e festivais pela Europa.


Os concertos da Orquestra de Câmara da Ulbra são realizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Créditos: Dona Flor Comunicação (texto adaptado).

« Notícia anterior

Edição de Julho do JCG

Social  »  15/07/2022 às 11:02

Próxima notícia »

Juvenil Club Gourmet: Edição Agosto

Social  »  17/08/2022 às 16:11