Pesquisar

Notícias  »  Blogs  »  25/01/2019 às 11:22

Verão Seguro

Cuidados com a pele

"Se exponha mas não se queime"

Verão   Seguro
Verão Seguro

Com a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados com a pele. Atitudes simples no dia a dia vão ajudar você a se proteger do sol, manter o bronzeado e evitar queimaduras, outras doenças de pele e curtir a temporada mais quente do ano de forma saudável.

 

 

ALGUMAS DICAS DE CUIDADOS COM A PELE:

 

- Além do filtro solar, no verão é importante usar nas atividades ao ar livre, chapéu e roupas de algodão, para os pequenos e para peles sensíveis existem tecidos com proteção UV em poliamida, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

- O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.). É importante lembrar do cuidado com os lábios, tanto para adultos quanto para crianças, a exposição intensa ao sol pode provocar ressecamento e queimaduras.

Protetor Solar: Ele deve ser reaplicado com frequência, a cada duas horas ou após entrar na água.

 

> Dica: o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

 

- Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde.

- Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele. Assim, a depilação deve ser feita, pelo menos com 48 horas de antecedência.

- Manter a pele sempre seca é importante para evitar o aparecimento de fungos que levam à micose. Assim, deve-se usar sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato. Além disso, para evitar micose, também conhecida por pano branco, deve-se evitar compartilhar

toalhas.

- Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenoides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada.

- Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo.

 

*Mote utilizado na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele em 2018 divulgou medidas fotoprotetoras e orientou a procura de médicos especializados para diagnóstico e tratamento de doenças de pele.

 

 

Fontes:

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/
http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/cancer-de-pele-e-o-mais-comum-no-pais-e-especialista-faz-alerta-para-as-manchas-que-cocam/
https://www.tuasaude.com/10-dicas-de-cuidados-com-a-pele-no-verao/

Nenhum comentário

Outras notícias do blog