Pesquisar

Esportes  »  Modalidades Esportivas  »  Tênis

Tênis

Tênis
Tênis

A Escola de Tênis ALJ atende crianças a partir de 06 anos e meio de idade, de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, nos turnos da manhã e tarde. As aulas são oferecidas em grupos e tem duração de 45 e 60 minutos, de acordo com a faixa etária e nível de aprendizagem dos alunos.

O ensino do tênis no Clube conta com metodologia própria de ensino, estruturada em três níveis progressivos de aprendizagem: Iniciação Técnica, Formação Técnica I e Formação Técnica II. A Escola prima pela qualidade, aplicando as mais modernas estratégias, técnicas e materiais pedagógicos orientados pela Federação Internacional de Tênis (ITF), em consenso com a comunidade acadêmica da área de educação física.

Nível Iniciação Técnica

No nível de Iniciação Técnica o aluno se familiariza e recebe as primeiras orientações sobre os fundamentos técnicos do tênis e sua aplicação prática: forehand, backhand, smash, voleio e saque, além da vivência de jogos e regras. Como a criança está em importante período de desenvolvimento, há uma perspectiva mais ampla de trabalho do que aquela que contempla os aspectos técnicos. Assim, as atividades propostas visam também à formação integral do aluno por meio de variados estímulos que enriqueçam sua base motora geral, incentivo à convivência e tomada de decisões e, ainda, momentos de diversão que mantenham a motivação pela prática desportiva.

Nível Formação Técnica

O nível de Formação Técnica é oferecido em duas etapas progressivas, dando sequência ao trabalho desenvolvido na Iniciação, aperfeiçoando o ensino dos fundamentos técnicos e incluindo variações de efeito e noções de profundidade e potência dos golpes. Envolve, ainda, conteúdos relacionados a situações de jogo (tática, posicionamento e movimentação) e estimula a participação em torneios externos.

Equipe de Competição

A Equipe de Competição de Tênis Infanto-juvenil é voltada para a formação de atletas de competição dos 10 aos 18 anos de idade, com treinos de segundas a sextas-feiras no período da tarde. Conforme o nível do atleta, além dos treinadores de quadra, poderá contar com profissionais para preparação física, nutrição, psicologia esportiva e fisioterapia preventiva. A Equipe de Competição possui três níveis de progressão, com objetivos, metas e cargas de treino progressivas.

Adultos

A partir dos 18 anos de idade, os associados poderão matricular-se na Escola de Tênis Adulto, dando sequência ao trabalho realizado no nível Formação Técnica ou mantendo o condicionamento de jogo. Neste nível o aluno pode optar por aulas particulares, pode fazer aula em dupla ou trio com seu(s) amigo(s), ou optar por aulas em grupo (máximo de quatro alunos por turma). A escola também atende adultos iniciantes.

Ensino Planejado

Na escola de Tênis ALJ todo o conteúdo pedagógico e técnico-esportivo a ser ensinado aos alunos é previamente planejado e distribuído, em blocos trimestrais de aplicação. De forma progressiva, os conteúdos são propostos e reavaliados periodicamente, respeitando o aproveitamento e ritmo de aprendizagem dos alunos.

Acompanhamento do desempenho

Um dos grandes diferenciais da Escola de Tênis ALJ é o registro formal do desempenho dos alunos, bem como o compartilhamento destas informações com os pais, semestralmente. O instrumento chamado ’Ficha Técnica do Aluno’ consiste em 35 detalhes técnicos objetivos a serem observados pelo professor, de acordo com o grau de dificuldade de cada nível pedagógico da escola. Ao final de cada semestre, estes dados técnicos observados são convertidos em uma escala de conceitos e apresentados na forma de um boletim, facilitando e descrevendo melhor aos alunos e responsáveis a evolução da aprendizagem.

Entrega dos boletins

Semestralmente, pais e responsáveis são convidados a assistir uma aula regular do aluno e, ao final deste encontro, após evidenciarem seu desempenho, têm a oportunidade de receberem dos professores o boletim pedagógico. Nesta ocasião, pais e alunos encontram um momento especial para conversar a respeito de metas e particularidades na aprendizagem.

Troca de nível

Anualmente, a partir de 75% de aproveitamento da Ficha Técnica, o aluno adquire um dos requisitos para a passagem de nível pedagógico na escola. Demais características desenvolvimentistas (maturidade) também influenciam na determinação desta troca para um nível de maior demanda na aprendizagem.

Avaliação de Entrada

Para que um novo aluno ingresse na Escola de Tênis ALJ, é necessário o agendamento de uma avaliação técnica-motora para se determinar o nível pedagógico mais adequado para as suas características. Esta avaliação consiste em uma oportunidade prática na qual o professor proporcionará um roteiro de exercícios e registrará o desempenho observado. Tal desempenho corresponderá a um escore que servirá de referencial para a indicação do nível de entrada.

Histórico

Em 1936, ano do 75º aniversário da Sociedade Leopoldina, seu presidente, Walter Koch, registrou a intenção de direcionar as atenções do Clube para o esporte nos 25 anos seguintes. E assim foi feito.

 Em novembro de 1938, foi instalado o Departamento de Tênis da Leopoldina e sua inauguração teve o prestígio de Dom Pedro de Orleans e Bragança e de suas filhas, as princesas Maria Francisca e Thereza Maria.

O primeiro torneio organizado pela Leopoldina foi vencido por Oscar Petersen na categoria estreante, Walter Koch, 2ª classe, Armando Cunha, 1ª classe, e Elena Langer no feminino. Em 1940 foi realizado o primeiro campeonato aberto do Clube e, em 1945, inauguradas as duas primeiras quadras no terreno onde, anos depois, viria a ser inaugurada a atual Sede Maquês do Herval.

Desde então, a Associação Leopoldina Juvenil realizou inúmeros torneios, reunindo em suas quadras tenistas de expressão nacional e internacional. Entre eles, merece destaque a Copa Davis de 1966, no qual a dupla formada por Edson Mandarino e Thomaz Koch, um ícone do esporte nacional, eletrizou o mundo do tênis com sua vitória sobre a equipe norte-americana. Koch jogava em casa, no Clube que o formou e o projetou para o cenário esportivo.

Há vários anos consecutivos, em março, as quadras do Juvenil recebem os melhores tenistas infanto-juvenis do mundo, na disputa do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre (até 2012, o evento era denominado Copa Gerdau de Tênis), um dos nove torneios mais importantes da categoria no mundo. Gustavo Kuerten, Andy Roddick, David Nalbandian, Joachim Johansson, Fernando Gonzalez, Jo Wilfried Tsonga, Mariano Zabaleta e Juan Martin del Potro são alguns dos tenistas que já disputaram o torneio.

 

A relação da Associação Leopoldina Juvenil com o tênis ganhou força em 1972, com a incorporação do Tennis Club Moinhos de Vento, fundado em 1896 com o nome Tennis Club Walhalla, considerado pioneiro na prática tenística no Brasil.

Galeria Tênis ALJ

Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Galeria Tênis ALJ
Tags
Tênis

Nenhum comentário