Pesquisar

Institucional  »  O Clube  »  História

História

Associação Leopoldina Juvenil
Associação Leopoldina Juvenil

A Associação Leopoldina Juvenil é um dos Clubes mais tradicionais do Brasil, reconhecido tanto pela força de seus esportes, em especial o tênis, quanto pela tradição de sua trajetória social, sendo palco de grandes eventos.


Localizado no coração do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), conta com completa infraestrutura para esporte e lazer, belos jardins e amplos espaços para a realização de eventos sociais e corporativos. Os ambientes apresentam personalidade e requinte, com diferentes capacidades. Destaque para o Salão Leopoldina, por sua imponência e classe.


Além da performance de tenistas do Juvenil e da qualidade das quadras de saibro elogiada em torneios internacionais, modalidades, como a natação, vêm obtendo novas e importantes conquistas a cada ano. O associado pode usufruir de diversas atividades como academia, danças, patinação, futsal, vôlei e lutas, além de ambientes criados exclusivamente para atender as demandas do público que frequenta o Clube.

 

Origens

 

A Associação Leopoldina Juvenil foi fundada em 24 de junho de 1863 por filhos dos primeiros imigrantes alemães, ainda com o nome de Gesellschaft Leopoldina (Sociedade Leopoldina). O nome foi escolhido em homenagem à Imperatriz Leopoldina de Habsburgo, esposa de Dom Pedro I.

 

A Sociedade dos Cantores Alemães foi cenário dos primeiros encontros entre os associados da, então, Gesellschaft Leopoldina. Situado no centro de Porto Alegre, na Rua Dr. Flores, o prédio foi adquirido em 1906, tornando-se a sede do Clube por mais oito décadas onde jogos de bolão, tênis e outras atividades reuniram famílias.

 

Após longo período de negociações, Walter Koch, então presidente da Sociedade Leopoldina, e Frederico Walther, do Club Recreio Juvenil, uniram as entidades, resultando na criação da Associação Leopoldina Juvenil. A atual sede Marquês do Herval foi construída em 1966 e compõe um marco na arquitetura da capital gaúcha. Posteriormente, o Tênis Clube Moinhos de Vento foi incorporado e hoje é a Sede Nova York do Juvenil.

4 comentários